O Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC), foi criado em 2006 com o objetivo de articular as ações de docência, pesquisa e extensão e em especial na formação continuada de professoras e as investigações com as crianças e suas infâncias. O GEPEMC existe formalmente como um grupo articulado ao Laboratório GRUPALFA e funciona na sala 515 da Faculdade de Educação da Universidade Federal FLuminense. Desde sua criação o grupo reúne-se quinzenalmente com vistas a realização de estudos relativos às temáticas que fundamentam seus eixos articuladores: escola e cotidiano, memória e cotidiano, pesquisa com o cotidiano.
Políticas da memória, investigação narrativa e experiência docente no cotidiano da escola
Objetivo: Investigar como a convivência social está implicada com a memória e, consequentemente, com as possibilidades narrativas das nossas vidas, dos nossos encontros e como as nossas histórias conectam-se com as histórias oficiais.
Palavras-chave: Memória; Narrativa; Experiência.
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas > Educação > Tópicos Específicos de Educação > Formação de Professores
Setores de aplicação: Atividades de apoio à educação.
Infância(s) e linguagens: invenções, usos e operações cotidianas
Objetivo: Buscamos em nossas ações de investigaçãoformação e de inter(in)venção no cotidiano da escola, afirmar o princípio da participação (pedagógica e política) da criança e a construção de posturas éticas e estéticas comprometidas com a produção de alternativas que ampliem a capacidade das novas gerações de responder responsavelmente as situações-limites da vida, do homem, do mundo e, da vida do homem no mundo.
Palavras-chave: Infância; A criança como narradora; Criança, infâncias e protagonismo infantil; Infâncias,culturas, espaços e tempos.
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas > Educação > Tópicos Específicos de Educação > Estudos da Infância.
Setores de aplicação: Atividades de apoio à educação.
Cognição, aprendizagem e redes de conhecimento no cotidiano escolar
Objetivo: Investigar os processo de “Injustiças Cognitivas” que ocorrem no cotidiano da escola, em especial com crianças (e pessoas) que apresentam um “outro modo de existir na escola e na vida”: aquelas que habitam o cotidiano de nossas salas de aula com suas diferenças.
Palavras-chave: Injustiças Cognitivas; Aprendizagem; Cotidiano escolar.
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas > Educação > Tópicos Específicos de Educação > Estudos da cognição.
Setores de aplicação: Atividades de apoio à educação.